Manipulação despudorada... <br>e paga

Em me­ados da dé­cada de 1990 re­bentou um es­cân­dalo pela de­núncia de cor­rupção entre a in­dús­tria far­ma­cêu­tica e mé­dicos. Em causa es­tava o pa­ga­mento de vi­a­gens em troca da pres­crição de me­di­ca­mentos de de­ter­mi­nada marca. Em 2016, quase 20 anos de­pois, tornou-se prá­tica cor­ri­queira que jor­na­listas vi­ajem para Bru­xelas ou Es­tras­burgo a con­vite, ou seja, com des­pesas pagas por al­guém. Mas a con­vite de quem?

Em Julho de 2014 foram pro­por­ci­o­nadas vi­a­gens a jor­na­listas para Es­tras­burgo para as­sistir à to­mada de posse dos recém-eleitos de­pu­tados ao Par­la­mento Eu­ropeu. E a vi­agem foi feita a con­vite, neste caso do pró­prio Par­la­mento Eu­ropeu. Em De­zembro de 2015 um jornal dito de re­fe­rência pu­blica um ar­tigo que ter­mina com a frase-chave: «O jornal vi­ajou a con­vite da Co­missão Eu­ro­peia». Ambos con­vites ins­ti­tu­ci­o­nais, dirão al­guns. Vale a pena lem­brar que as ins­ti­tui­ções eu­ro­peias não são neu­tras, como o ac­tual pro­cesso em curso de chan­tagem a Por­tugal con­firma.

Mas há mais. Em Março de 2011 um outro co­nhe­cido jornal pu­blica uma peça sobre o pro­cesso de en­trada da Croácia para a União Eu­ro­peia, ex­clu­si­va­mente com de­cla­ra­ções de re­pre­sen­tantes do Par­tido Po­pular Eu­ropeu (PPE), a que per­tencem PSD e CDS-PP. E vi­ajou para Bru­xelas a con­vite de quem? Do pró­prio PPE.

Não é caso único. Mais re­cen­te­mente, foi um jor­na­lista en­viado de um grande grupo de co­mu­ni­cação so­cial a Bru­xelas para acom­pa­nhar as re­a­ções ao re­fe­rendo bri­tâ­nico. O fim dos seus textos era acom­pa­nhado da frase «O jor­na­lista vi­ajou a con­vite do PPE».

São casos que se su­cedem e que co­locam a nu a forma des­pu­do­rada como se ma­ni­pula o es­paço me­diá­tico e se dis­torce a re­a­li­dade. Não só as ins­ti­tui­ções eu­ro­peias, mas o grupo po­lí­tico que con­grega os fiéis exe­cu­tantes da po­lí­tica de em­po­bre­ci­mento e de in­ten­si­fi­cação da ex­plo­ração pelos países da União Eu­ro­peia, com­pram vi­a­gens para que jor­na­listas cons­truam na opi­nião pú­blica a ideia da bon­dade do pro­jecto de in­te­gração ca­pi­ta­lista eu­ro­peia e, par­ti­cu­lar­mente, da ine­vi­ta­bi­li­dade desse pro­jecto e da nossa par­ti­ci­pação em todos os seus ins­tru­mentos, por mais rui­nosa que seja para o País.

Re­cen­te­mente, em Por­tugal, o PSD foi mais longe e re­solveu com­prar o envio de uma men­sagem em forma de con­vite para uma ini­ci­a­tiva par­ti­dária di­ri­gido a todos os en­de­reços de cor­reio elec­tró­nico a que um grupo de co­mu­ni­cação so­cial, de­tido por um his­tó­rico mi­li­tante do PSD, tem acesso. Po­deria tratar-se de um sim­ples caso de pu­bli­ci­dade co­mer­cial, mas a ver­dade é que a men­sagem não vinha iden­ti­fi­cada como tal, o que levou a pró­pria em­presa a pedir des­culpa e a re­tirar a cam­panha por re­co­nhecer ter sido «en­viada de um en­de­reço que a podia co­notar com con­teúdo edi­to­rial».

Para o PSD, o PPE ou as ins­ti­tui­ções eu­ro­peias a po­lí­tica é como um qual­quer me­di­ca­mento: o que é pre­ciso é mar­ke­ting.



Mais artigos de: PCP

Romper com imposições e condicionamentos

Num co­mu­ni­cado de an­te­ontem, 12, o PCP re­a­firma a sua frontal re­jeição à chan­tagem da União Eu­ro­peia e apela à uni­dade do povo por­tu­guês em de­fesa dos seus di­reitos e do in­te­resse na­ci­onal.

Alegria de viver e lutar

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou re­cen­te­mente no con­vívio re­gi­onal de Aveiro do PCP, re­a­li­zado no Parque Álvaro Nora, em Es­tar­reja, no qual es­ti­veram pre­sentes cen­tenas de mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do Par­tido.

Recepção calorosa

Jerónimo de Sousa visitou no passado sábado, 9, as festas populares em honra de S. José Operário, na Na Baixa da Banheira. Durante cerca de uma hora, em convidativa noite de Verão, percorreu a principal artéria daquela vida do concelho da Moita,...

Defender os postos de trabalho

O PCP de­nuncia a in­tenção da Au­to­eu­ropa em pro­mover des­pe­di­mentos em em­presas que la­boram no parque in­dus­trial e ga­rante que se ba­terá em de­fesa dos postos de tra­balho.

Em defesa da Saúde pública

Os co­mu­nistas não poupam es­forços na luta pela ma­nu­tenção de uni­dades de saúde na es­fera pú­blica, com as va­lên­cias e os pro­fis­si­o­nais ade­quados às ne­ces­si­dades das po­pu­la­ções, e, nesse sen­tido, levam à prá­tica uma in­tensa acção rei­vin­di­ca­tiva e pro­po­si­tiva.

Justas homenagens

A Comissão Concelhia de Loures do PCP, evocou, segunda-feira, 4 de Julho, com uma romagem ao memorial na estrada da Bemposta-Bucelas e uma sessão evocativa, os 71 anos do assassinato de Alfredo Dinis pela PIDE. «Alex» foi morto pela polícia política...

«Fundação» é privatização encapotada

A Direcção do Sector Intelectual de Coimbra do PCP emitiu um comunicado no dia 8, véspera da reunião extraordinária do Conselho Geral da Universidade de Coimbra onde foi discutida a passagem da instituição a fundação de direito privado. Nesse documento, o...

Solidários com a luta na Soares da Costa

Os trabalhadores da Soares da Costa que estão em luta pelos postos de trabalho e pelo pagamento dos salários e subsídios em atraso tiveram uma vez mais o PCP ao seu lado. Antes de partirem rumo ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social, em Lisboa, para junto da tutela...

Festa da Fraternidade

A 10.ª edição da Festa da Fraternidade, promovida e organizada pela Comissão de Freguesia de Caldas das Taipas em articulação com a Comissão Concelhia de Guimarães, teve lugar no sábado, dia 9. Realizada num dia especialmente quente, a Festa da Fraternidade...

Desinteresse pela agricultura

A Comissão Concelhia da Moita do PCP acusa o Partido Socialista de «desinteresse efectivo» pela economia do concelho. Em causa está a declaração de interesse municipal para dezenas de explorações agropecuárias, as quais empregam mais de uma centena de...